Saúde

Capacitação das equipes das unidades de saúde visa melhorias no atendimento


Publicado em: 27/12/2018 12:04 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

Durante os meses de outubro e novembro, as equipes de Atenção Primária das unidades de saúde de Matozinhos foram capacitadas pelas profissionais Naiara Pinto Alves Pereira, enfermeira coordenadora da atenção primária do município e pela fisioterapeuta Fabrícia Corrêa Linhares Guiotoku, referência técnica municipal do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Primária (PMAQ). A capacitação é sobre acolhimento da demanda espontânea (demanda não agendada) na Atenção Primária, visando garantir o acesso da população aos serviços de saúde do município.  O objetivo é fornecer à população uma atenção à saúde com mais qualidade, alcançando resultados que impactem positivamente a saúde dos usuários do SUS.

O acolhimento busca organizar os processos de trabalho de forma a atender a todos os que procuram os serviços de saúde ouvindo seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e definir respostas mais adequadas aos usuários, prestando um atendimento resolutivo e responsável. A Atenção Primária tem capacidade para resolver 85% das necessidades de saúde da população, seja prestando atendimento na própria unidade de saúde ou realizando o encaminhamento responsável para o local onde o problema poderá ser resolvido da melhor forma possível.

A capacitação tem sido de grande importância tanto para os profissionais quanto para a população, por levantar as dificuldades e potencialidades apresentadas por ambos, com o objetivo de encontrar soluções adequadas às diversas situações.