Educação

Projeto Conexões Criativas estimula o conhecimento cultural em escolas do município

Publicado em: 08/11/2018 17:13 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

Três unidades de ensino do município participaram, entre os dias 22 de outubro a 1º de novembro, das atividades propostas pelo projeto Conexões Criativas. O programa é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da LHOIST e apoio da Prefeitura Municipal de Matozinhos. Alunos da Escola Estadual Felícia Fernandes, em Mocambeiro, da Municipal Dona Elza Alves de Oliveira (CAIC) e crianças do Centro Infantil Pica-Pau Amarelo foram envolvidos em diversas ações que buscaram promover o conhecimento cultural a partir de práticas criativas.

Os estudantes de Mocambeiro tiveram a oportunidade de interagir com a oficina Cenográfica Maquete – Nossa memória, com o grupo Eco das Artes, e reproduziram em trabalhos manuais, um pouco da história de Matozinhos e do Distrito. Uma visita à Jaguara também marcou um dos momentos propostos pelos oficineiros.

Já a Mostra Artística produzida no Dona Elza e Pica-Pau Amarelo envolveu profissionais da educação na Oficina de Adereços Teatrais, que propôs a criação de materiais e itens lúdicos para serem explorados no ambiente escolar.

A Oficina Contação de Estórias para professores – Matozinhos em Cena, foi mais uma proposta apresentada para os professores da rede municipal, na sede da Secretaria de Educação. A prática expôs de que forma esta ferramenta pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, despertando novos leitores e estimulando a imaginação das crianças.

O Programa Conexões Criativas tem como objetivo fortalecer e promover o trabalho de empreendedores culturais dos municípios onde atua. Realiza mapeamentos, assessorias técnicas, mostras e fóruns, visando criar conexões dos empreendedores com novas fontes de recursos e com oportunidades de parcerias para desenvolvimento de seus projetos. Em Matozinhos, o Projeto teve início em maio deste ano e tem contribuído para a valorização de artistas locais.