Governo

Prefeito apresenta relatório de gestão 2017 na Câmara Municipal


Publicado em: 02/02/2018 17:02 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

 

Conforme regimento interno, o Prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza e a vice-prefeita, Zélia Pezzini apresentaram na noite de ontem, 1º de fevereiro, mensagem e relatório de Gestão 2017 aos representantes do legislativo no plenário da Câmara Municipal, na abertura da 2ª Sessão Legislativa da 18º Legislatura.


Em seu discurso, Antônio Divino enalteceu a importância do diálogo com os três poderes em prol de uma cidade melhor. Destacou também a entrega de importantes obras na área da saúde, investimento no social, na mobilidade urbana, e a busca por investimentos para melhorias na infraestrutura da cidade.


Confira discurso na íntegra


“É com elevada honra que apresento a mensagem do Executivo na abertura da segunda Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Matozinhos.


Volto a esta Casa, que hoje abre suas portas, para que aqui tenhamos o diálogo constante entre os três pilares que compõem a administração municipal, quais são: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Povo.


Neste momento, é imperioso fazer os registros sobre este primeiro ano de trabalho do segundo mandato, de uma equipe engajada e servidores públicos motivados, ainda que não têm salários e quaisquer vantagens atrativos, mas pelos resultados alcançados por nosso governo, junto com a sociedade representada pelos Senhores Vereadores com assento nesta casa, tocam um projeto de transformação que já trouxe inúmeras conquistas para o povo de nossa Cidade.


Iniciamos as mudanças em janeiro de 2013, com ações e enfrentamentos importantes para a vida cotidiana dos matozinhenses.


Para além das ações imediatas que marcaram o nosso primeiro governo, também iniciamos um conjunto de projetos transformadores, que já deram muitos frutos e que anunciam muita coisa nova por chegar. A organização da cidade está ganhando um novo visual, com um novo centro comercial que está se formando. O Centro da Cidade, os bairros mais adjacentes ganharam sinalização aérea e viária, prioridade com relação à mobilidade urbana. Pioneiramente, implantamos na cidade o estacionamento rotativo. Realizamos inúmeras intervenções no trânsito e demos grande visibilidade ao trabalho da Transmatoz.


Como obra estruturadora, ganha destaque a grandiosidade da UPA 24 HORAS, com impacto direto no atendimento da urgência e emergência da população de Matozinhos e região, maior obra da história da Prefeitura na área de saúde, que vai marcar um novo tempo para as pessoas que precisam de tratamentos de urgência. Este será mais um sonho transformado em realidade nos próximos dias.


As UBS inauguradas e as que serão entregues este ano, marcam a mudança do patamar de atenção com a saúde dos matozinhenses. Os investimentos já superam nos quatro anos tudo que foi feito nas últimas três décadas.  Qualidade, atenção, respeito e humanização, são princípios que estamos priorizando nesta área.


Na educação, uma verdadeira transformação tomou corpo com a visão da escola do futuro. Nova merenda, nova matriz curricular e uma nova filosofia, mudaram definitivamente a sala de aula de nossas escolas. Além disto, novas escolas e creches já entregues e as  que ficarão prontas ou reformadas nos próximos meses, denotam os significativos investimentos nestes cinco anos que estamos à frente do governo municipal.


A qualidade dos projetos e das novas construções também são uma demonstração do padrão de educação que desejamos para nossas crianças e o prenúncio de um futuro diferente, já marcado pela conquista por um aluno da nossa rede municipal de ensino da Olimpíada Brasileira de Matemática, isto é resultado do esforço empreendido, isto é transformação, isto é sair da inércia e avançar.


As ações inovadoras no enfrentamento à vulnerabilidade social, com a formação de quatro turmas do projeto Minas dos Sonhos, o projeto jiu jitsu, taekwondo e a orquestra jovem, foram o pioneirismo de ações públicas voltada para a juventude, também representam coisas novas em Matozinhos.


Merece destaque também a ampliação dos serviços na área de assistência social, com a construção dos novos Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.


O fortalecimento das ações de empregabilidade, como a atração de novos empreendimentos industriais, ganham especial importância, em um tempo que tantos brasileiros perderam o emprego.


Não poderia omitir em minha mensagem nesta abertura dos trabalhos legislativos, todo esforço feito na manutenção e nos cuidados com a cidade, como expansão de novos pontos de iluminação em praças e vias públicas, item fundamental da segurança pública, a repactuação dos convênios com as Polícias Militar e Civil que impõe contrapartida, a instalação do Tiro de Guerra que encheu de emoção e orgulho a família matozinhense, sem esquecer da criação da Guarda Municipal, cujo concurso será publicado nos próximos dias, e que neste ano ainda será instalada para compor as forças de segurança da nossa cidade.


Merece destaque também a drenagem e pavimentação asfáltica de várias ruas e avenidas, a conclusão da licitação para início das obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua Sabatine Del´Boccio, os trabalhos em andamento para execução de projetos de drenagem e pavimentação em todas as ruas dos bairros Presidente, São Paulo e São José bem como de outras ruas no bairro Bom Jesus I e II, obras que serão executadas com recursos  do FGTS que estão sendo captados através de financiamento junto à CEF, entre uma enormidade de outras ações diárias que fazem de Matozinhos uma cidade muito melhor do que aquela que recebemos em 1º de janeiro e 2013, com mais qualidade de vida e recuperação da autoestima dos cidadãos matozinhenses,  indiscutivelmente, uma nova realidade percebida por todos nós.


O padrão de respeito ao nosso povo, descrito no que já colocamos até aqui, também é patente na qualidade dos condomínios e habitacionais que vem sendo licenciados pelo nosso governo, que estão sendo construídos em nossa cidade e financiado para o nosso povo, que doravante, não vai admitir mais nada diferente do padrão que inauguramos neste seguimento social.


Outra prioridade importante, que reinauguramos em Matozinhos depois de muitos anos, foi o pensamento sobre o futuro da Cidade, o planejamento de longo prazo. Iniciativas democráticas e realizadas em conjunto com a sociedade e apoiada por esta Casa, foi a revisão do Plano Diretor, em parceria com a Agência da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Ministério Público de Minas Gerais, o Plano Decenal Municipal de Educação, o Plano Municipal de Saneamento, marcas importantes desta retomada, mobilizado pela nossa gestão e aprovado por Vossas Excelências, interpretes do pensamento do povo de Matozinhos, será um patrimônio da Cidade e deverá ser orientador de todas as gestões futuras.


Tudo isto, importante registrar, vem sendo realizado em um ambiente que mudou significativamente nestes últimos anos. A crise por que o Brasil passou, com crescimento zero em 2014, negativo em 2015 e 2016, impactou fortemente em todos os municípios brasileiros. Os municípios mineiros passam por grandes dificuldades, infelizmente muitos não conseguem sequer pagar em dia o salário de seus servidores. Aqui, nos organizamos para este enfrentamento com muito planejamento e ações que dinamizaram as receitas. O rigor no controle de gastos é uma obsessão de nosso governo. Tudo com o objetivo de manter os serviços essenciais e continuar trazendo investimentos novos para os matozinhenses. Somente no final de 2017, injetamos mais de 8 milhões de reais na economia da cidade pagando as folhas de novembro, dezembro e décimo terceiro dos servidores municipais, em um espaço menor do que trinta dias. Isto em um ambiente em que governos de estados ricos como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além do de Minas Gerais, não conseguem nem mesmo pagar, integralmente, uma folha de vencimentos de seus servidores. Este esforço, em favor do povo de Matozinhos, faz com que potencializamos também o comércio local, mantendo os seus investimentos e os empregos gerados.


Tudo isto também é fruto do novo modelo de gestão implantado, que tem viabilizado não só o enfrentamento de desafios como a crise nacional, mas também as rápidas respostas a questões como o combate ao mosquito aedes aegypti, o mutirão da cirurgia de cataratas e as mamografias no controle do câncer de mama.


O sentimento que nos marca neste dia de hoje é de que Matozinhos agora trilha um novo caminho. Não o caminho mais fácil, mas o caminho necessário para oferecer uma qualidade de vida melhor para nosso povo. Nossa gente merece um tratamento próximo, com diálogo e consideração. Em momentos de crise, são aqueles que mais precisam da ação governamental quem sofrem mais. Estamos fazendo um governo para todos, mas é para os que mais precisam que dedicamos nossa atenção todos os dias, de maneira incansável. 2018 será um ano desafiador, pois o Brasil tem que voltar a crescer economicamente, para vencer de vez a crise, e apesar dos indicadores apontarem nessa direção, exigirá de todos nós governantes, ações firmes e planejamento para consolidar este objetivo. Aprendi com a vida que desafios são feitos para serem enfrentados.


Estamos trabalhando para contrastar as notícias ruins que tomam conta do noticiário nacional e preocupam cada dia mais os brasileiros, com boas notícias para a vida de nossa gente, que possam trazer esperança. Queremos, com esforço, dedicação, além do apoio fundamental dos nossos servidores, vereadores e da população, trabalhar para unir a cidade em torno de um só projeto, que é o de fazer Matozinhos superar estes momentos difíceis para a sua grandeza, de Minas e do Brasil. O Futuro é Agora!.


Conscientes do que fizemos, e sabendo que muito mais ainda há por ser feito por nossa cidade, destacamos as realizações do nosso governo no exercício de 2017, conforme discriminado no relatório de cada Secretaria, que apresento para o conhecimento do povo de Matozinhos, por Vossas Excelências representado.


 Aos Senhores Vereadores, que representam nossa população, seja nesta Casa, seja nas suas atividades diárias, por quem tenho profundo respeito, por ser este um cargo que também já ocupei com muita honra, agradeço a parceria entre os poderes Legislativo e o Executivo, que tem importância fundamental para a vida dos matozinhenses.


Na oportunidade conclamo a todos, indistintamente, para minimizarmos questões menores e nos unirmos por uma Matozinhos melhor para todos, com desenvolvimento econômico e justiça social, inspirados na fé de que "Quando o homem sonha, empreende esforços e Deus permite a obra se realiza".


Muito obrigado!

 

ANTÔNIO DIVINO DE SOUZA

Prefeito Municipal