Desenvolvimento Social

10ª Conferência Municipal de Assistência Social discute o fortalecimento do SUAS

Publicado em: 19/06/2017 18:00 | Fonte/Agência: Ascom | Autor: Ascom

A Prefeitura de Matozinhos, o Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convoca trabalhadores, usuários, entidades e toda a sociedade civil para participar da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro acontecerá no dia 29/06/17, quinta-feira, a partir das 08 horas no Palácio da Cultura. Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, a população é convocada para se organizar, lutar e resistir para a garantia dos direitos sociais, conhecer e propor melhorias para os rumos da Política Municipal de Assistência Social.

Não fique de fora deste importante compromisso! Venha participar conosco e fazer o SUAS que todos queremos.

Você sabe o que são as Conferências Municipais de Políticas Públicas? E para que elas servem?

As Conferências são espaços de caráter deliberativo que favorecem o debate e avaliação das políticas públicas pelos cidadãos e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos conquistados pela população, através dos mais diversificados seguimentos sociais.

Neste sentido, toda a sociedade é convocada para conferir os rumos alcançados por tais políticas na garantia dos direitos de cidadania, oferta e prestação de bens e serviços.

Assim, os Conselhos Municipais, que exercem o importante papel de controle social, conclamam toda a sociedade para participar das Conferências, debater e propor sugestões, melhorias, compreender o funcionamento das políticas públicas e exercer a participação popular.

Confira a programação:

29/06/17 – quinta-feira - MANHÃ

08horas – Credenciamento e Coffee Break
09horas – Abertura
09h30 – Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno
10 horas – Garantia dos Direitos Sociais no Fortalecimento do SUAS
 Palestrante: Andréa Inês Dutra Braz
                      Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
                      Assistente Social

10h40 – Apresentação dos 04 eixos estruturantes definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS
Palestrante: Rodrigo Silveira e Souza
                     Conselheiro Estadual de Assistência Social
                     Assistente Social no município de Nova Lima/MG

12 horas – Almoço

29/06/17 – quinta-feira - TARDE

13h30 – Painéis simultâneos com as divisões de grupos por eixos e realização das propostas para deliberação
Eixo 1: (amarelo) A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Palestrante: Márcia Regina de Freitas
Relatora: Vanessa Regina Pereira de Abreu

Eixo 2: (branco) Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
Palestrante: Denícia Araújo Barbosa
Relatora: Rosiane Fernandes da Silva

Eixo 3: (verde) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
Palestrante: Thaís Alexsandra Silva Costa Nero
Relatora: Amanda Pinelli Assunção

Eixo 4: (azul) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Palestrante: Daniel Cerqueira Melo
Relatora: Juliana Maria de Castro

15h30 – Plenária Final
16h30 – Eleição de Delegados
17horas – Encerramento e Coffee Break

Fique atento!

A Conferência Estadual de Assistência Social acontecerá no município de Belo Horizonte/MG, nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2017.

Os delegados eleitos nesta Conferência serão inscritos automaticamente na Conferência Estadual, mas toda a população é convidada a participar.

A Conferência Nacional acontecerá em Brasília/DF nos dias 05, 06, 07 e 08 de dezembro de 2017.

Os delegados eleitos na Conferência Estadual serão encaminhados para a Conferência Nacional. Participe!